top of page

Conheça melhor quem somos

Matricule-se

O Seminário Teológico Ryle nasceu da necessidade de formar os anglicanos reformados do Brasil sejam eles aspirantes aos ministérios ordenados ou apenas leigos e lideres de igrejas locais em busca de conhecimento bíblico, histórico, teológico, pastoral e litúrgico dentro da rica tradição anglicana e reformada.

 

Embora seja um seminário interdenominacional, o STR é gerido pela Igreja Anglicana Reformada do Brasil e está alicerçado sob o fundamento da Sagrada Escritura, da tradição apostólica e dos pilares da teologia reformada (Cinco Solas).

Objetivo do Curso

  • Objetivo geral: capacitar os estudantes a compreender a origem e fundamentos doutrinários do cristianismo ao longo de sua história.

  • Capacitar os obreiros para melhor servir no Reino de Deus.

  • Objetivos específicos: 

    • Entender o surgimento das doutrinas cristãs;

    • Estudar as doutrinas fundantes do cristianismo;

    • Apresentar uma visão panorâmica das diversas doutrinas e tradições cristãs.

  • PÚBLICO-ALVO 
  • Estudantes de teologia, seminaristas, pastores, líderes religiosos e interessados de maneira geral em uma formação teológica reformada.

Mais informação:

  • MODALIDADE: Tele-presencial (AO VIVO) e online (EAD)

  • NÃO COBRAMOS MATRÍCULA 

  • DURAÇÃO TOTAL DO CURSO: 2 ANOS

  • AVALIAÇÃO: A critério de cada professor.

  • TCC (MONOGRAFIA): PODE SER DESENVOLVIDO AO LONGO DOS 24 MESES.  O aluno só receberá o certificado de conclusão do curso após produzir uma monografia sobre um tema teológico livre e sob a orientação de um dos nossos docentes e defendê-la, via conferência virtual, diante de uma banca de professores do STR. A nota mínima para a aprovação é 7,0.

Nossa Confissão de fé

39 Artigos da Religião

Legislação

Resumo do Parecer CNE/CES 118/2009

“A exclusão da análise de matriz curricular, deixando às instituições plena liberdade na composição de seus currículos… terminou por gerar a aprovação de cursos de Teologia com caráter, exclusivamente, confessional. Alguns desses cursos … não respeitam o pluralismo nem a universidade de conhecimento própria do ensino superior. Restringem-se a uma única visão teológica e se caracterizam como cursos catequéticos a serviço de uma confissão religiosa … pois preparam o aluno para atuar em uma única religião, papel que não cabe ao Estado nem a instituições de ensino superior por ele (estado) credenciadas”.

MEC

Nossos cursos não têm o reconhecimento oficial do MEC. São cursos Livres e Confessionais. Não são cursos profissionalizantes, nem se propõe oferecer certificado para facilitar o ingresso de pessoas em atividades alheias ao ministério da Palavra e ao serviço eclesiástico (Certificado e Histórico são outorgados na conclusão do curso como testemunhos de capacitação para o exercício de funções eclesiásticas). 

Nossos cursos são Confessionais

São cursos direcionados a preparar, com competência teológica, pessoas para o labor do ministério pastoral e afins. Os cursos reconhecidos pelo MEC não podem mais ser confessionais, não podendo os mesmos ter nenhum compromisso exclusivo com a teologia estritamente cristã e ortodoxa. São cursos voltados para as “ciências da religião”. Não há, por parte do MEC, interesse em chancelar curso de teologia com currículo distintivamente protestante.

bottom of page